Organização

O IV Simpósio em Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Uberlândia é organizado pelo BioLab (Laboratório de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Uberlândia) e pelo PET- Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Uberlândia, com apoio da FEELT (Faculdade de Engenharia Elétrica) e da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) e conta com pesquisadores e profissionais das áreas de saúde e exatas que trabalham em conjunto promovendo a integração de seus conhecimentos em prol do desenvolvimento científico.

O BioLab, ao longo de sua história, tem desenvolvido vários trabalhos com alunos da graduação (iniciação científica) e pós-graduação (mestrado e doutorado), integrando pesquisadores de diversas áreas, somando esforços para o desenvolvimento de trabalhos que primam pela qualidade, sendo estes reconhecidos por importantes meios de veiculação científica.

Histórico e Perspectivas

Este evento vem sendo realizado anualmente e hoje encontra-se em sua quarta edição, objetivando atingir o público acadêmico e profissional. As primeiras edições do evento contaram com os trabalhos desenvolvidos exclusivamente pelo Biolab, além da participação de pesquisadores e profissionais envolvidos no desenvolvimento da Engenharia Biomédica nacional e internacional.

O sucesso deste evento nos anos anteriores vem motivando o corpo de pesquisadores do Biolab-UFU a continuar sua realização, promovendo os trabalhos desenvolvidos pela UFU, onde há uma grande integração deste laboratório com diversos setores acadêmicos desta e de outras instituições nacionais e internacionais.

Devido à natureza multidisciplinar/interdisciplinar da formação do Engenheiro Biomédico e a real necessidade de interação e colaboração com profissionais de diversas áreas, principalmente as áreas de saúde, como médicos, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros, este evento também abre as portas para tais profissionais participem e conheçam as possibilidades de trabalho e colaboração que podem ser realizadas afim de melhorar o relacionamento e aumentar o número de parcerias. Essa integração tornou possível o estabelecimento de parcerias com pesquisadores de outros centros nacionais de pesquisas como a Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP - São José dos Campos), bem como o intercâmbio de pesquisas com centros de pesquisa internacionais como a Universidade de Reading (Inglaterra), a Universidade de Genova (Itália), a Universidade de Metz (França) e a Universidade de Brunswick (Canadá).

Atualmente o Simpósio em Engenharia Biomédica é um evento de referência regional e assuntos correlatos na região do Triângulo Mineiro e sua área de abrangência. Ao longo dos anos temos observado que a procura pelo evento por estudantes de graduação, pós graduação e profissionais da área tem aumentado consideravelmente.

MedGen Hospital Santa Marta NS Geradores