Contribuição para Profissionais Envolvidos no Evento
  A UFU é uma instituição que abriga diversas unidades e programas de graduação e pós-graduação que desenvolvem atividades relacionadas à área de Engenharia Biomédica. Atualmente existe na instituição o curso de graduação (2006) e pós-graduação em Engenharia Biomédica (2013); a linha de pesquisa em Engenharia Biomédica no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – mestrado e doutorado desde 1998-; o Núcleo de Inovação e Avaliação Tecnológica em Saúde (NIATS) vinculado à Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS-Ministério da Saúde); e o Núcleo de Tecnologias Assistivas reconhecido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. A participação de pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação nestes programas favorece a ampla discussão de temas relacionados à Engenharia Biomédica. Neste contexto, o evento realizado na UFU atenderá a demanda por conhecimento dos participantes dos programas mencionados bem como de diversas unidades que atuam na área da Saúde.

Finalidades do Evento
  O Simpósio em Engenharia Biomédica da UFU tem como objetivos: (i) Motivar a criação e integração de projetos de pesquisa multicêntricos, interdisciplinares e multidisciplinares em nossa instituição e em Minas Gerais, principalmente na região do triângulo mineiro, com o foco difundir estes projetos; (ii) Promover o curso de Graduação e Pós-Graduação em Engenharia Biomédica, e ainda a profissão de Engenheiro Biomédico no Brasil, devido ao pouco conhecimento que a população e outros profissionais têm nesta área; (iii) Divulgar pesquisas realizadas na área de Engenharia Biomédica; (iv) Promover a interação entre estudantes de graduação e pós-graduação com empresas que atuam na área de Engenharia Biomédica em território nacional.

Histórico de Eventos Anteriores
  O histórico das cinco edições anteriores do evento está disponível em http://www.biolab.eletrica.ufu.br/simp. Uma característica comum a todas as edições é a oferta de palestras com a participação de membros representantes da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, pesquisadores e profissionais de destaque no âmbito nacional e internacional na área de Engenharia Biomédica. Além de palestras, durante o evento são apresentados trabalhos técnico-científicos previamente avaliados e selecionados por um comitê científico. A média de público participante é em cerca de 200 pessoas, sendo estes estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores, além de profissionais das áreas da Engenharia e Saúde. Devido a sua relevância, o evento tem recebido apoio financeiro da FAPEMIG, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, bem como da Faculdade de Engenharia Elétrica.