Logo Logo Universidade Federal de Uberlândia

Neuroengenharia

Nossas pesquisas estão centradas na investigação dos processos associados ao controle neuromuscular, aprendizado e plasticidade neural. Nosso objetivo principal envolve o uso de tais conhecimentos como base para o desenvolvimento de sistemas de apoio à pessoas com deficiência, que pode se dar por meio de estratégias para apoio à reabilitação de desordens cognitivas e neuromotoras, ou pelo desenvolvimento de interfaces cérebro-máquina para comunicação, locomoção e controle de dispositivos protéticos.

Modelos para decodificação da intenção de movimentos e produção de fala baseados em padrões de conectividade cortical

Este projeto tem por finalidade o desenvolvimento e a implementação de técnicas para decodificação da atividade cortical, voltadas para a criação de mecanismos assistivos para portadores de deficiências motoras severas. Especificamente, estamos desenvolvendo modelos e técnicas para análise da atividade cortical dinâmica, associada à execução ou imaginação de dois grupos de tarefas motoras: produção de voz/fala e movimentos voluntários de membros superiores. Tais modelos deverão ser implementados visando o desenvolvimento de interfaces cérebro-máquina (ICMs) para auxílio à comunicação, mobilidade e execução de tarefas cotidianas por portadores de deficiências motoras severas causadas por traumas e doenças neurodegenerativas como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Pesquisadores envolvidos:

Aprendizado motor, neuroplasticidade e reabilitação de doenças do SNC

A aprendizagem motora é um processo complexo com diferentes estágios, englobando vários fatores e mecanismos como o tipo e as condições da prática, memória, plasticidade, tomada de decisões, adaptação motora, motivação, desempenho, transferências de habilidades, diferentes processos neurais, etc.

Esta pesquisa é focada na investigação de estratégias de aprendizagem motora com o objetivo final de aplicação à neuroreabilitação, na tentativa de auxiliar e acelerar o processo de reaprendizagem e recuperação motora funcional.

Pesquisadores envolvidos:

Padrão neuro comportamental do bruxismo do sono

Nesta pesquisa investigamos a hipótese de que o padrão cortical do sujeito bruxômano difere do padrão cortical do sujeito não bruxômano em vigília. O Bruxismo do Sono é uma manifestação intensa da atividade muscular mastigatória rítmica, caracterizado por ranger e apertar dos dentes durante o sono. Sua etiologia ainda não definida dificulta o diagnóstico e, consequentemente, o plano de tratamento. Hipóteses etiológicas apontam a participação expressiva do sistema nervoso central, especialmente do sistema límbico, sistema nervoso autônomo e do reflexo vago-trigeminal, na origem dos eventos.Estamos avaliando as relações entre a atividade cortical do SNC em vigília, por meio da análise de sinais EEG padrão e potenciais evocados por estímulos de intensidade diversa, e a intensidade de eventos noturnos.

Pesquisadores envolvidos: