Logo Logo Universidade Federal de Uberlândia

Dissertações de mestrado em andamento

Avaliação computacional das doses de radiação em procedimentos de neurorradiologia intervencionista pediátrica

O número de procedimentos de radiologia intervencionista com pacientes pediátricos vem crescendo nas últimas décadas, uma vez que técnicas como cardiologia, hepatologia e neurologia estão fazendo uso destes procedimentos. A grande vantagem do uso de procedimentos de radiologia intervencionista é que ela pode substituir cirurgias, e os pacientes pediátricos são, na maioria das vezes, um grupo de alto risco cirúrgico.

Estudante: Aline Ferreira da Silva

Orientador: Ana Paula Perini

Feedback sensorial tátil não invasivo para usuários de prótese de membros superiores

Desenvolvimento um sistema de estimulação elétrica nervosa transcutânea (EENT) que permita o aprendizado e o reconhecimento de padrões de forma e textura baseados na resposta de sensores táteis para a restauração do feedback tátil de usuários de próteses de membro superior.

Estudante: Ana Clara Pereira Resende da Costa

Orientador: Alcimar B Soares

Método para detecção de potenciais relacionados a eventos na eletroencefalografia utilizando filtros casados

Filtros casados é uma técnica usada em sistemas de radar e de comunicação com grande sucesso. Baseando-se em símbolos transmitidos através de canais ruidosos que são detectados e classificados em busca de uma mensagem em tempo real. O princípio da técnica de filtros casados foi utilizado para criar um método de decomposição de sinais EMG, e obtiveram resultados com alta precisão. Sendo assim, tem uma forte analogia com a detecção de potenciais relacionados a eventos em sinais EEG, a hipótese dos autores é que esta abordagem pode ser usada como uma estratégia atual para realizar a classificação em um único evento de forma rápida e confiável. O objetivo do trabalho é aplicar o método proposto e ver se é possível diferenciar target e non-target de uma determinada tarefa.

Estudante: Amanda Franco Spirandeli

Orientador: Alcimar B Soares

Dispositivo Robótico para reabilitação de um membro superior

Desenvolvimento de exoesqueleto para um membro superior que irá auxiliar na recuperação de pacientes vítimas de algum acidente encefálico.

Estudante: Vinicius Teixeira da Costa

Orientador: Alcimar B Soares

Avaliação das alterações corticais e subcorticais após a lesão medular utilizando conectividade funcional e fMRI

A lesão medular espinhal afeta os caminhos que levam informações do e para o cérebro. Após a lesão, a plasticidade cerebral leva a uma reorganização cortical, cujas consequências na funcionalidade cerebral permanecem incertas. A compreensão dos efeitos da reorganização cortical após a lesão medular é importante devido ao seu potencial em prever desfechos clínicos, bem como levar a novas abordagens terapêuticas para melhorar a reabilitação do paciente. Nosso estudo avalia a conectividade funcional a fim de demonstrar os efeitos da plasticidade cerebral na reorganização cortical e subcortical após a lesão.

Estudante: Mainda Quintela da Silva Araujo de Almeida

Orientador: Alcimar B Soares

Aumento da resolução espacial do EEG usando ESI: um estudo em controle motor

Recentemente sinais de eletroencefalograma (EEG) são amplamente usados para extrair informações do cérebro para diversos propositos como interfaces cérebro máquina (BMI), no entanto, como esta técnica tem uma baixa resolução espacial, ainda não é tão capaz quanto outras técnicas mais invasivas. Todavia, a técnica de imagem eletromagnética de fontes (ESI) pode aumentar a resolução espacial do EEG uma vez que esta nova técnica usa imagens de ressonância magnética (MRI) e sinais de EEG para reconstruir as fontes de corrente que estão dentro do cérebro. Para provar que ESI pode oferecer uma melhor resolução espacial para o EEG nós pretendemos decodificar o controle do cérebro para movimentos complexos da mão e até outros movimentos. Pretendemos gravar o EEG de voluntários enquanto estes realizam uma série de movimentos da mão. Após a aplicação de ESI será possível extrair características de mais de mil fontes de corrente diferentes enquanto que a técnica de EEG só teria cerca de 20 eletrodos para extração de características. Graças a esse aumento de resolução espacial os resultados de classificação de movimentos com ESI poderão ser melhores do que os que usam apenas EEG. Como consequência, a diferenciação entre todos os movimentos pode ser possível e com alta precisão e talvez até a determinação das localidades do cérebro cujos sinais são mais relevantes para cada um dos movimentos.

Estudante: Eric Ferreira Schmiele

Orientador: Alcimar B Soares

Dosimetria em exames de tomografia computadorizada: método de Monte Carlo e simuladores antropomórficos pediátricos virtuais

Nesta pesquisa serão empregadas diferentes representações de crianças (0-10 anos), por meio de objetos simuladores antropomórficos, para a avaliação dosimetria em procedimentos de TC. Esta pesquisa utilizará o método de Monte Carlo (MC), que é uma ferramenta de fundamental para a importância para os cálculos de energia depositada e dose absorvida, entre outras grandezas de interesse para esta pesquisa. O MC também permite avaliar a dose em procedimentos diagnósticos e em estudos de qualidade de imagens médicas, como a TC em crianças, sem a necessidade de adotar procedimentos invasivos.Devido à impossibilidade de medições experimentais para quantificar os riscos de câncer, e os valores de dose absorvida, efetiva e equivalente, em pacientes pediátricos, a única alternativa é o emprego de simulações computacionais.Desta forma, pode-se avaliar as exposições médicas em pacientes pediátricos, e por meio da mudança de protocolos, diminuir os riscos de tumores nas crianças, quando forem submetidos a exames de TC.

Estudante: Monique França e Silva

Orientador: Lucio Pereira Neves

Uso do Biofeedback para tratamento da dor fantasma em pacientes que sofreram amputação traumática nos membros inferiores

....

Estudante: Gabriela Dyonísio

Orientador: Alcimar B Soares

Efeito de um programa de treinamento de equilíbrio na biomecânica da marcha em idosos

O processo de envelhecimento provoca mudanças em vários sistemas do organismo, o que pode resultar em mudanças no estilo e na qualidade de vida dos indivíduos. Uma dessas alterações que ocorrem é a alteração no controle postural, com consequente aumento no risco de quedas, lesões associadas e morte.

No Brasil, estima-se que cerca de 4,32 milhões de idosos caem a cada ano e entre estes, 2,175 milhões sofrem com algum tipo de consequência da queda. As causas das quedas são multifatoriais, entretanto, a literatura aponta que a fraqueza muscular dos membros inferiores, déficits de equilíbrio e alterações da marcha têm importante influência.

Assim o objetivo desse projeto será avaliar quantitativamente o efeito de 12 semanas de treinamento de equilíbrio postural sobre o comprimento de passos, força e ativação muscular na marcha de idosos.

 

 

Estudante: Fabio Clemente Gregorio

Orientador: João B Destro Filho